26 julho, 2012

Data, horário e tema



Escolher a data e o horário do casamento é uma das primeiras definições (óbvio!) a serem realizadas pelos noivos. Isso porque, esses fatores influenciarão em todos os demais aspectos do casório, queiram ou não. Decoração, fotos, convites, trajes, penteados, makes, buffets, entre outros tantos detalhezinhos que fazem toda a diferença entre a cerimônia dos sonhos e o desastre dos pesadelos.
Algo em que gosto de pensar é que fica mais fácil refinar sua busca pelos itens que comporão seu cerimonial. Quer dizer... Se você seguir um pouco as regrinhas, organizar seu casamento, nem vai ser tão difícil quanto parece. Será?

Vamos falar de datas (ou se você tem preguiça de ler, vá até o final do post e assista ao vídeo que está mastigadinho!).

A época do ano em que você decide se casar, dirá muito a respeito da sua cerimônia. Afinal, a estação do ano definirá o clima. Clima, mesmo... Frio, calor, nublado, ensolarado, chuvoso, fresco, úmido, ventoso... Uma, dentre várias, opções que dirá com o que se deve vestir, decorar e até mesmo o que servir (caso haja uma recepção para os convidados).

Qual a flor da estação?

A data também definirá as flores que você usará na decoração. Por quê?

Fácil! Nem todas as flores estão disponíveis durante o ano todo. É... Infortunadamente, você vai ter que se virar com as flores da estação. Tulipas, por exemplo, são dos meses de junho, julho e agosto (rodei!). Já os lírios brancos, se dão melhor com os meses de outubro, novembro e dezembro. Já as orquídeas aparecem entre janeiro e março. E por aí vai!

A data é o centro do casamento. E tão importante quanto, só o horário.

Ah... Se a época do ano definirá trajes e flores, o período do dia em que você decide realizar seu enlace matrimonial cuidará de impor o restante. Isso porque, a cada período do dia competem determinados aspectos que, às vezes, são bastante egoístas e auto-suficientes (os danadinhos). O brilho - aquele exagerado, carregado, vistoso - , por exemplo, não se dá muito bem com outro horário que não seja a noite. Já as cores gostam mais do céu aberto e do sol quentinho.

Manhã, tarde ou noite. Primavera, verão, outono ou inverno. Tempo seco ou chuvoso... Bem, isso tudo compete aos noivos escolherem. Mas, depois dessa definição, basta ficar atento a pequenas orientações que, possivelmente, farão do dia inesquecível. Vamos falar um pouquinho da cada coisa?

Manhã
Morning wedding - Cores contrastantes coordenadas pelo neutro

Ao período matutino são reservadas as cores. Utilizar-se delas para criar um clima descontraído é a melhor aposta de uma noiva antenada. Ainda mais, quando esta sabe coordená-las de modo a criar um arco-íris agradável. Uma boa ideia é articular uma cor neutra para equilibrar a disputa, já que muitas cores vivas acabam, na maior parte das vezes, brigando entre si. O branco, nesse caso, é a opção mais indicada. Mas, cuidado para não atrasar a cerimônia! Isso pode acabar com todo o planejamento e deixar a cerimônia muito caidinha. Dentre as opções de buffet, caso haja a recepção, há três. Café da manhã, brunch e almoço. O café da manhã deve ser servido antecipadamente, ou seja, antes do início da cerimônia. Já o brunch (um café da manhã bem parecido com o habitual norte-americano), cheio de massas e alimentos mais fortes e elaborados, deverá ser servido entre 10 e 11 horas da manhã - geralmente, esse tipo estende-se até o horário do almoço. Pra quem prefere acordar um pouquinho mais tarde, a terceira opção é o almoço. Se a cerimônia começar por volta de dez horas da manhã, o almoço servirá bem aos convidados, que estarão entretidos até as 14 horas, tranquilamente.

Tarde
Chá da tarde - uma opção bem diferente pra quem gosta de inovar

Pôr do sol, que tal? Ou, até mesmo uma tarde agradável de outono, né não?! Bem, as tardes costumam trazer aquele arzinho mais moderno e desencanado, a cara da juventude cheia de ideias novas e criatividade. Um coisa meio inglesa, mesmo. Casamento a tarde funciona, sim. Mas, se você quer casar às 16 horas, provavelmente vai ter que escolher bem a época do ano em que deseja publicar os proclamas, viu. Porque o clima vai contar e muito na hora da cerimônia. Se o período matutino é sinônimo de descontração e o noturno de glamour, a tarde fica reservada ao romance. É na tarde que as cores pastéis caem melhor e, por isso, aquele arzinho de filme antigo regado a mel e palavras doces, é bastante inerente ao horário. Para quem decidir enlaçar-se durante a tarde, as opções de buffet costumam ser duas. A primeira um coquetel bem organizado, com serviço volante, música ambiente agradável e opções gostosinhas e leves de quitutes. Já a segunda é o próprio jantar, caso a troca de anéis ocorra no final da tarde... Ao pôr do sol, o ideal é que os noivos estendam um pouco a recepção e sirvam um jantar, precedido de mesa de frios e/ou entrada. Ocorre-me até mesmo uma terceira opção para os mais descolados. Que tal um chá da tarde? Seus convidados ficariam, de fato, encantados. É de se pensar, hein?!

Noite
Sparkle wedding - centelhas para iluminar o caminho dos recém casados

Ah, as luzes, os brilhos, os arranjos suntuosos e cheios de detalhes, as luminárias, os jogos de sofá, as mesas super produzidas... Tudo a noite fica mais diva. As moçoilas que escolhem se casar a noite querem todo aquele conto de fadas rolando, de verdade (geralmente!). Algo imperioso e cheio de luzinhas piscando e aquele clima de princesa. Quando as portas da igreja (porque é difícil fugir do script nesses, viu) se abrem, a noiva surge naquela nuvem em forma de vestido. Com aquele sorriso iluminado pelos milhares de pontinhos brilhantes na saia rodada e fofa... Ai, ai. É a noite é o classicão, mas pra quem sempre sonhou com isso, não dá pra fazer de outra forma. Seria suicídio emocional! Os casamentos do período noturno pedem flores requintadas, utensílios bem polidos e lustrosos e luzes trabalhadas e cristalizadas, sim. De buffet há só uma opção (óbvio!), que é o jantar. Mas, até o jantar pode se diferenciar. O cardápio diferenciado pode ser um dos grandes chamarizes para tornar sua cerimônia única. Por que não tentar algo diferente, tal como massas e crepes. Dá pra brincar de baile e apostar em temas para fantasiar a noite dos seus sonhos. Nada de ficar no comodismo, hein!


Casamento temático

Casamento cujo tema é o jogo Minecraft - Veja o vídeo!

Algo que, particularmente, chama muito minha atenção são as festas temáticas. Acredito que esse seja um fator interessante a se pensar na hora de organizar seu casamento. Que tal coordenar tudo com algum tema específico? Um objeto, uma cor, uma época, um assunto... Há inúmeras opções quando se trata de temas para um casamento inesquecível. E se você não anda tão criativa assim, a Internet pode ajudá-la a encontrar muitas inspirações para fazer desse sonho realidade.

Que tal um casamento grego? Ou algo inspirado na década de 1950? E uma cerimônia cheia de cataventos? Ou uma festa toda azul? Dá para criar muita coisa a partir de uma pequena determinação que é toda sua. Montar sua decoração a partir de um tema é até mais fácil, pois ele estará presente em todos os aspectos da sua cerimônia. Desde os convites, até os seus preciosos sapatos vermelhos. O tema facilita a escolha dos demais elementos de um casamento atual.


Mas, não é regra! Aliás, nada é regra quando se trata de casamento. Tudo é orientação. Até porque, cada um sabe com o que sonha. Às vezes, só é meio difícil organizar todas as ideias acumuladas ao longo dos anos, dispensar aquelas que não se encaixem tanto e coordenar as restantes para construir algo palpável e realizável. Na verdade, é tudo uma questão de mentalizar o que tem em mente, fazer pesquisas para organizar as ideias e formatar o sonho ao molde das inspirações encontradas (oi?).


Ou, é tipo isso! (rs)

E se você ficou com preguiça de ler tudo, as dicas estão mastigadinhas no
Diário da Noiva #4. Confira:



-beijosdatadosetematizados;*

2 comentários:

tony disse...

Data tem, horário ainda não, e tema, a Carol deu o "azar" de casar com um diretor de arte, então esse q geralmente fica complicado, tornou-se o menor dos problemas :)... mais provável que seja meio da tarde pra noite, pq tem um conjunto de parentes que moram há 2h de nós; daí tem q ornar com um tempo massa de deslocamento pra eles.

Completão esse vcast! ótimos dias procê ;)

[e sobre o próximo: nossas listas são pequenas, demos sorte nisso, ficará ainda acessível \o/]

Samirian disse...

Olá Juliana, tudo bem?
Então vi seu video no youtube sobre lista de convidados, e, gostaria que você me enviasse um modelo de lista de convidados. Muito obrigada... meu e-mail é: samiriannm@gmail.com

Postar um comentário

 
;