15 julho, 2012

58 dias*


Dia 1 - 11 de maio

Feliz com o bônus ganhado via pesquisas virtuais, ela acessa o site da livraria para adquirir um novo volume para sua coleção. Após horas de análises, ela decide pelo desejado "Bonequinha de Luxo", o clássico de Truman Capote imortalizado no cinema pela célebre Audrey Hepburn, uma de suas preferidas. Queria o livro em sua estante.

Dia 4 - 14 de maio

Ela correu para quitar parte da taxinha de entrega que extrapolara o bônus, antes que o prazo do boleto vencesse. A fila da casa lotérica era grande, mas ela persistiu. Já visualizava o livro em sua estante.

Dia 5 - 15 de maio

Acessou a área do cliente no site da livraria, a transação havia sido aprovada, e o produto havia sido enviado. A previsão de entrega era até o dia 6 de junho. Um mês de espera valeria a pena? Observava os livros, separando o lugar do novo na estante.

Dia 27 - 6 de junho

Chegou em casa ansiosa. Procurou pelo pacote e nada. Acessou a área do cliente no site da livraria, a transação havia sido aprovada, e o produto havia sido enviado. A previsão de entrega era até o dia 6 de junho. Decidiu esperar um pouco mais. Imaginava em qual fileira de tamanhos ficaria em sua estante.

Dia 51 - 30 de junho

Acessou a área do cliente no site da livraria, a transação havia sido aprovada, e o produto havia sido enviado. A previsão de entrega era até o dia 6 de junho. Oi? Decidiu entrar em contato com o atendimento da livraria, informando o não recebimento do produto, a data do pedido e solicitando informações sobre o andamento. Recebe uma resposta automática informando que em, no máximo, dois dias úteis enviarão uma resposta. A imagem do livro começava a ficar enevoada em sua estante (mental).

Dia 54 - 3 de julho
Abre sua caixa de emails, ansiosa por uma resposta. E lá está:
"Olá Juliana,
Informamos que o  título BONEQUINHA DE LUXO retornou dos Correios com alegação de Endereço incompleto , conforme link:
Desse modo, pedimos que nos confirme o  endereço indicado  abaixo, para que possamos informa-la sobre os procedimentos de reenvio:
JULIANA MARTON
NOME DA RUA, NÚMERO (não tinha!)
BAIRRO
CIDADE - ESTADO
CEP
Aguardamos retorno com a sua indicação.
Permanecemos a sua disposição para eventuais esclarecimentos.
Tenha um ótimo dia,
LIVRARIA CULTURA
Atendente / Pós-Venda"

A paciência (que não tinha) fez o favor de sumir de vez. Então, cordialmente, ela respondeu:
"Olá, Atendente!
De fato era de se esperar que o Correios alegasse endereço incompleto, uma vez que a Livraria Cultura não o informou da forma como eu o cadastrei no site, informando rua, quadra, lote, bairro, cidade, estado e CEP.
O problema é que a Livraria Cultura liberou para os Correios apenas o nome da rua e o suposto número da casa que, como o senhor pode observar em meu cadastro e até mesmo nessa colagem realizada pelo senhor em sua mensagem, não existe.
Outra observação que tenho a fazer é que, conforme o link disponibilizado pelo senhor em sua mensagem, o livro por mim adquirido retornou ao remente, isto é a Livraria Cultura, no dia 24 de maio, ou seja há mais de um mês da data corrente. Sendo assim, gostaria que o senhor me esclarecesse porque na área do cliente a Livraria Cultura não disponibiliza esse tipo de informação e ainda o porquê de a Livraria Cultura não ter entrado em contato com o cliente.
Outra observação que tenho a fazer é a presença de todos os meus dados, incluindo meu número de telefone particular, no formulário de cadastro no site da Livraria Cultura. Bem, não recebi nenhum telefonema, sequer um email automático sobre a compra.
Nem ao menos a referência da encomenda nos Correios foi disponibilizada ao cliente, ou seja a mim Juliana Silva Marton.
Espero esclarecimento sobre estas questões por mim levantadas. E, enfatizo que claro como está que o erro foi da Livraria Cultura, aguardo o meu livro "Bonequinha de Luxo" em minha residência descrita em meu cadastro no site da Livraria Cultura, conforme a compra realizada no dia 11 de maio, ou seja, há quase dois meses.
Até logo,

-- 
Atenciosamente,
Juliana Marton"


O livro já havia causado muito transtorno, mas ela era experiente no assunto. Não era a primeira vez que extraviavam um produto, nem mesmo um livro. A primeira tinha sido bem semelhante, uma compra realizada virtualmente em um grande portal. O livro demorara quase dois meses para chegar. A segunda havia sido uma troca mal concebida, o mesmo problema da não existência de uma numeração para a casa. Teria ela culpa de sua residência não ter sido criada em série de forma planejada?! Agora era uma questão de honra. O livro tinha que estar em sua estante.

Dia 56 - 5 de julho
Acessou sua caixa de entrada, como todos os dias. Selecionou as mensagens inúteis, descartando-as para o lixo. Abriu a nova mensagem do Atendente da Livraria com cuidado e respirando fundo. Eis o que ela leu:

"Olá Juliana,
Atentos a sua mensagem, providenciamos o reenvio do título: - BONEQUINHA DE LUXO na data de 06.07, via E-sedex, com prazo para entrega em 3 dias úteis após a postagem ao endereço indicado abaixo;
JULIANA MARTON
NOME DA RUA, SN - QUADRA Nº LOTE º
BAIRRO
CIDADE - ESTADO
CEP
Permanecemos a disposição para eventuais esclarecimentos.
Atenciosamente,
LIVRARIA CULTURA
Atendente/ Pos venda"


Vencera, afinal. O livro estava viajando com destino final: sua estante.

Dia 58 - 7 de julho
Acordou, despreocupada. Desceu as escadas, viu um embrulho sobre a mesa. Era para ela. Um sorriso de satisfação iluminou seu rosto. Pegou com ansiedade. Subiu a escadas. Rasgou os papéis e embrulhos e fitas. Olhou para ele. Acomodou-o junto aos demais. Acessou seu email pessoal, respondeu à mensagem do Atendente.

"Olá, Atendente!
Obrigada pelo atendimento. Informo que o produto já chegou em minha residência.
Até logo!
-- 
Atenciosamente,
Juliana Marton"


Simples. Direta. Contente. O livro estava em sua estante.


-beijosbibliotecados;*


*Mia última novela em compras online.

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