19 junho, 2009

Desabafo + Indignação


Eu estava muito, MUITO feliz. Mas, uma decisão conseguiu tirar a minha alegria por alguns momentos. Eu, realmente, iria postar a narração da minha mais nova aventura com a senhora Dana Malua, mas, diante das circunstâncias que sucederam na noite da última quarta-feira (17/06). Sinceramente? Sim! Isso vai ser mais um desabafo, mas não estou em condições de assumir a postura narradora neste momento.

Bom, pra quem ainda não sabe ou prefere ignorar, na quarta-feira às 23h, o excelentíssimo ministro presidente do Supremo Tribunal Federal, senhor Gilmar Mendes [esse aí da foto], conseguiu concluir a sua saga na busca de retirar a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Estou indignada. Tentei muito não ficar, juro. Mas, me afetou, não posso negar.


À primeira vista, é como se esses 2 anos e meio que passei na Universidade Federal de Goiás, estudando e ralando muito, não servissem para nada. Ok, ok. Li no blog de um amigo muito sabido que isso, na verdade, é uma chance para nós que seremos jornalistas por formação mostrarmos a que viemos, etc, etc, etc. [...] Para nós que estudamos e sabemos o preço de tudo isso, é muito óbvia a necessidade da formação ou, pelo menos, deveria ser. Afinal, vemos soltos por aí aqueles jornalistas, formados há tanto, e que não valorizam seu próprio diploma. E ainda tem aqueles que só porque exercem a profissão e tem certa visibilidade na mídia atual, podem sair falando que o STF está correto nessa decisão.

Qualidade? Aham. Certeza que 3 meses de experiência em uma redação darão qualidade a um pseudo-profissional. Poupem-me! Isso tudo é movido a base de interesse. Interesse das grandes empresas que tomam conta da imprensa brasileira. Com coisa que a gente passa 4 anos lendo um monte de livros que des- crevem somente técnica. Com coisa que qualquer um é quali- ficado para desempenhar esse papel, porque sim, o jornalismo é uma função social. Pra mim, isso tudo é no mínimo triste. Deixo com vocês a minha indignação.

[edit] Achei o link desse artigo em um blog alheio. Li e considerei muitíssimo apropriado. Leia você também!
[edit 2] Se você também acha um absurdo. Assine esse abaixo-assinado!

-kissnevercallme;*

p.s: No próximo post: tudo sobre a minha ida a São Paulo.

3 comentários:

Gabi disse...

primeiro de tudo, seu blog é muito bonitinho :)

Eu que vou prestar vestibular para jornalismo no fim do ano, também fiquei indignada com essa decisão.
Será que eles não tinham coisas mais importantes para discutir?

beijo

Unknown disse...

Eu estou sempalavras para expressar a minha indgnação amiga! Por isso ainda nem falei nada no blog, é lastimável que meus 4 anos na faculdade hj valham tanto quanto nada...

é foda...

bjos, mas vamos nos unir pra mudar isso...

Lorena Dana disse...

Pois é, como dizem outras vozes por aí... ele devia se preocupar com seus jagunços do mato grosso!

=***

Postar um comentário

 
;