08 dezembro, 2010

Inkheart



Comprei Coração de Tinta (Inkheart) em uma promoção da Saraiva Online. Achei a capa linda e a sinopse do livro me ganhou logo de cara.
Além do mais, vi que havia uma adaptação recém realizada para o cinema com o Brendam Fraser [e todo mundo já sabe da minha fixação com adaptações, né]. O livro, no entanto, ficou paradinho e fechado em minha estante por, pelo menos, seis meses. Isso porque, com a correria da monografia e a quantidade de livros que precisaria destrinchar para compor meu texto, prometi a mim mesma que não leria nada ficcional até terminar tudo.


Bom, o fim chegou e a primeira das várias histórias lacradas em minha estante a sussurrar para mim foi exatamente Coração de Tinta. Cornelia Funke sabe cativar seu leitor, ao menos os atentos a detalhes e amantes da literatura fantástica. Repleto de citações [quero ler todos os citado, tipo: agora!] e alusões a outras histórias, a autora nos apresenta Mortimer Folchart, um médico restaurador de livros que tem um dom bem diferente: sua voz dá tanta vivacidade ao que ele lê que Mo [como a filha Meggie o chama] é capaz de trazer elementos descritos nos livros, sejam pessoas, objetos, animais ou, até mesmo, seres fantásticos como fadas e afins.

Cornelia não revela esse segredo desde o início. Aliás, a autora sabe muito bem criar mistérios e escondê-los bem, diferentemente do que o infeliz roteirista que fez a adaptação do livro para o cinema. Quem sempre lê minhas críticas comparativas sabe que não preciso de uma adaptação excelente para gostar do filme, a exemplo de O menino do pijama listrado que foi mal-adaptado, mas não deixa de ser um belo filme. Mas, quando a gente se depara com uma história tão cheia de potencial para aventuras cinematográficas cheias de efeitos especiais e coisa-e-tal, a expectativa acaba acontecendo.

Bom, não gostei do filme. Nem um pouquinho. A história foi completamente modificada e os personagens... piff. Pelo menos, se tivesse uma bela fotografia, capricho nos efeitos ou uma trilha sonora elegante, teria me rendido facilmente ao longa. Mas, nem isso. Corrido, cortado, mastigado. Não recomendo. Tem o sotaque inglês, que adoro por sinal, mas extrair somente isso de quase 2h de filme é pouco, convenhamos. Resumindo: leiam, não assistam.

-beijosfrustrados;*

8 comentários:

Carlinha disse...

hauahuahuah é jú, ler o livro e ver o filme sempre acaba nos decepcionando, vou tentar seguir seu conselho e ler o livro.
Em termos de adaptação, vc já leu e viu Percy Jackson? pra mim não tem adaptação pior que essa, mas por incrível que pareça e contraditoriamente eu gostei do filme, o atores me conquistaram!
sobre suas leituras... vc viu que eu postei lá no blog sobre um desafio de férias?! http://garotait.com.br/2010/11/21/desafio-de-ferias-20102011/ se tiver interesse dá uma olhada, pra gente que gosta de ler é algo bom, uma forma de ganhar livros!

=*

Ann M. disse...

nunca tinha ouvido falar disso antes... rsrsrs
flor eu sou totalmente aversa a livros, faz meses que não leio um... falta de hábito talvez...

~*Rebeca*~ disse...

Deu até vontade de entrar no site da Saraiva e pedir um pra mim.

Beijo, Ju querida.

Rebeca

-

Anônimo disse...

eu já assisti, mas qdo tem Brendan Fraser já sei que não será um filme daqueles né? Agora o livro eu não li, mas vou ver se pego algumas promoções e quero fazer uma estante só de livros, necessito! bjoks

Say disse...

Ah tb não consigo aceitar qdo mudam fatos dos filmes adaptados. Omitir alguma coisa vá lá, pela questão do tempo curto, mas mudar, argh!
E eu vi esse filme e adorei, só ñ sabia q era baseado em livro, agora quero mto ler (e provavemente me decepcionar com o filme tb) *super fã de leituras fantásticas*

Unknown disse...

Sério? Eu vi o filme e adorei! Sinal de que se eu ler o livro, vou passar a odiar o filme! Que nem "O Ladrão de Raios". Li o livro, tava louca pra ver o filme e me avisaram para não fazer isso, que eu ia perder tempo!!!

http://thaisacorrea.com/b/

Lorena Dana disse...

Quero ler e quero ver o filme! Lembro de quando foi lançado. Participei de uma promoção do Cinemark para ganhar um kit do filme hehehe (faz um bom tempinho...)

=***

Unknown disse...

Ai amiga, eu assisti ao filme e a história é reamente linda e encantadora rsss

bjo florzinha!

Postar um comentário

 
;