16 julho, 2010

Achismo



- Acho que ele achou que eu estava achando que ele não achava nada, entendeu?
- Ah, claro.

Têm certas coisas que não dá pra aguentar.
E uma delas é o que eu intitulo aqui como achismo.

O achismo é, na minha concepção, a capacidade que o ser humano (pra não dizer: cerumano) tem de sempre implicar sua opinião pré-concebida sobre algo que não domina e/ou não tem conhecimento. Já o Dicionário inFormal traz a seguinte definição:

1. Achismo
Cultura do fazer comentários sem propriedade, sem conhecimento, deduzir pela experiência pessoal algo que não tem certeza.

Juntando tudo e mais um pouco, refere-se àquela pessoa que prefere imaginar e tirar suas próprias conclusões à respeito de situações e pessoas, com base em seus pensamentos, na maioria das vezes, fantasiosos.

Vira um tal de acho pra cá, acho pra lá.

Se um de nós gravasse uma conversa com uma pessoa adepta do achismo, na certa conseguiria depois, com muita calma, retirar várias e várias teses sobre tudo quanto é assunto que rolou durante o diálogo - inclusive, teses secundárias, e até terciárias, sobre as teses iniciais.

Achar é uma coisa complicada, já que, a priori, deveria aludir a uma busca. Partindo-se da premissa de que seus sinônimos são encontrar e descobrir e de que "quem procura, acha", então ninguém deveria perder seu tempo achando coisas que não estão lá para ser encontradas. Mas, a essência do achismo está, justamente, no fato de que a pessoa que acha, não está procurando por nada, mas só quer falar, falar e falar.

E aí que eu fico pensando o seguinte: se as pessoas perdessem menos tempo achando algo sem antes procurar saber do que se trata realmente, muitas incoveniências seriam evitadas. Mas, isso aí já é assunto pra outro post.

-beijosachados:*

p.s: Só a título de informação: eu que coloquei os chifres no pobre do cavalo. hahaha

8 comentários:

Ann M. disse...

eu acho que vc tem razão!


hahahahahaha
só acho. XD

Carlinha disse...

hauhauhauahuaaa
Júu!
Acho o povo que se acha é quase pior do que
gente com achismo! Foi um post interessante!
E ultimamente a maioria dos seus posts geram assunto
para outros posts, coincidência?!

fiquei feliz de vc ter me add no Twitter!! *-*

Unknown disse...

Te dou completa razão, tbm odeio isso rs

Flor to passando pra deixar um mega beijo, dizer q
adoro as suas visitas e também pra desejar uma ótima
semana miga linda!

bjim flor!

~*Rebeca*~ disse...

Juliana,

O achismo só vale a pena quando você vive tudo o que acha. O ruim é essa gente chata que vive pra achar tudo na vida alheia, mesmo não sabendo nada da própria vida. E, geralmente, essa gente que acha muito, não sabe é de nada...ahahaha.

Ah, amei seu elogio lá no "pap-pel", você é uma querida, menina linda.

Beijo imenso.

Rebeca

-

João disse...

Ah, o achismo totalmente não-embasado garante alguns grandes momentos em termos de discussão, não vamos subestimar...E claro, abandone o achismo e nenhuma mesa-redonda de domingo vai continuar existindo.

Teddy disse...

mas sabe ju, todos nós temos alguns momentos da vida, nos quais usamos (emuito) o achismo. Contudo, sem o achismo evitaríamos muitoas discussões, e debates "polêmicos" muitas vezes desnecessários. beeeijos!

tony disse...

a montagem ficou tão boa que eu passei batido pelo chifre na cabeça do cavalo, hauauaua... excelente alusão!

a base dos nossos trabalhos [enquanto profis de comunicação] é o achismo. É natural até que quem vai um pouco além do que recebe da academia fique incomodado com isso [também já escrevi sobre isso algumas vezes, x)], por outro lado é o que permite que as pessoas corram atrás de certezas que, uma vez estabelecidas, são tão ou mais infames quanto os achismos. As 2 coisas são incertezas consolidadas: uma a respeito do que não se sabe, outra a respeito do que se sabe.

sem contar que é da nossa cultura a banalização do termo, né? Todo mundo tem que achar algo sobre alguma coisa... ter aquela velha opinião formada sobre tudo.

:)

Say disse...

Mas o acho tb é meio que o vício de linguagem (eu acho, rs) deve ter gente que fala achos sem nem se tocar, "tipo assim, sabe?" heheheh

Besitos
=***

Postar um comentário

 
;